fbpx
Dicas

O que é Moda Consciente?

Hello Lindezas!
Tudo Certo???

Conforme entramos num momento de repensar consumo, a moda se mostra cada vez mais protagonista no debate, e nomes e termos aparecem para definir um novo jeito de se relacionar com as peças que usamos diariamente.

Moda consciente não é um termo com definição fixa, cada especialista focado em sustentabilidade na moda dá um significado a ele. Moda consciente pode ser igual à moda ética, moda sustentável ou ecofashion (ecomoda), mas também pode ser igual à (e particularmente essa nos soa como a melhor definição) prática da produção e consumo consciente na moda.

Essa segunda definição implica necessidade de consciência, ou seja, conhecimento, sobre os impactos socioambientais da moda na sociedade e no meio ambiente por parte de quem produz e por parte de quem consome os produtos da indústria do vestuário.

Praticar moda consciente no âmbito do consumo significa entender que a cadeia de produção – da fibra que compõe o tecido à peça embalada – daquela calça jeans pendurada na arara da nossa loja preferida é longa, envolveu o trabalho de diversos seres humanos, custou muito para o planeta, para os animais e para o meio ambiente. É valorizar cada peça e seu custoso processo a fim de aproveitar o máximo dela.

Fazendo uma analogia, moda consciente seria igual a uma lâmpada: ilumina e nos ajuda a enxergar melhor. Com essa lâmpada acessa, ir às compras se torna um processo muito mais responsável e empoderador porque conseguimos fazer escolhas realmente conscientes.

Por fim, de acordo com esse artigo da Forbes, os consumidores de moda consciente manifestam sua consciência em termos sociais, ambientais e de qualidade. Eles buscam produtos criados a partir de materiais de melhor qualidade, desenvolvidos pensando numa estética atemporal e feitos para durar.

Consumidores conscientes buscam produtos com mais significado – peças que contem as histórias por trás de sua criação, roupas feitas para durar a vida toda, e artigos que, de alguma maneira, estimulem um diálogo. O consumo consciente e o movimento slow fashion provocam um desejo por menos e melhores coisas, assim como maior transparência na cadeia produtiva.

De alguma maneira, moda consciente depende tanto dos consumidores tomarem ações para avaliar o pré e pós-consumo, como também dos players do mercado em garantir que processos mais transparentes, justos e sustentáveis.

Esse artigo é um compilado de textos que li e achei muito interessante!

Nos próximos posts vamos ter dicas de como consumir moda conscientemente,pensando no futuro e no meio ambiente!

Espero que gostem, e mande esse link para todo mundo tomar consciência da grande importância do que vestimos…

Beijos de luz e até o próximo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 4 =